Com o intuito de que as engrenagens tenham um papel proeminente na transmissão da energia mecânica, a fabrica de engrenagens precisa seguir uma série de processos que incluem fundição, extrusão, metalurgia e forjamento.
Outras metodologias utilizadas pela fabrica de engrenagens variam com tipo e o desenho especialista utilizando os parâmetros exatos que definirão a máquina em que a engrenagem será utilizada, tudo com o objetivo de permitir a sua finalidade de transmitir atividade com potência e sem deslizamento.
Processos utilizados pela fabrica de engrenagens
São vários os métodos utilizados pela fabrica de engrenagens com o intuito de a produção das engrenagens. O material final tem de servir a alguns requisitos, conforme alta resistência à tração a fim de impedir a falha contra cargas estáticas, a força de alta resistência com intenção de suportar cargas dinâmicas e o baixo coeficiente de atrito.
Na fresagem de dentes, um cortador é passado pelo meio de da engrenagem com intenção de fazer o vão entre os dentes. o método hobbing tem conforme principal vantagem a sua versatilidade em criar uma vasto variedade de engrenagens. O dente é gerado com uma ferramenta de corte que aprofunda no blanque até fazer a peça.
Já no processo shaping, um cortador usado é praticamente uma engrenagem provida de arestas de corte. O corte de engrenagem cônica envolve um tipo especial de máquina, e a fabrica de engrenagens executa o trabalho de acordo com o tipo da arte.
Outro método que a fabrica de engrenagens utiliza é a reparação de peças ao invés de substituí-las. quando uma engrenagem está danificada, diversas vezes é provável restaurá-la através meio de moagem, mantendo a roda e adicionando outro pinhão.